Como funciona?

O site do Bem-estar Animal foi desenvolvido para ser uma plataforma colaborativa em que ONG´s, abrigos, protetores independentes e potenciais tutores (pessoas que adotam animais) possam se encontrar.

Na prática, as ONG´s, abrigos ou protetores fazem um cadastro simples e rápido que será validado pela equipe gestora do Bem-estar Animal da Prefeitura de Vitória. A validação desses cadastros será feita por telefone ou até visitação, motivo pelo qual o uso da plataforma é restrito a ONG´s, abrigos e protetores localizados na Grande Vitória.

Após o cadastro ter sido validado, a ONG, abrigo ou protetor terá acesso à área restrita da plataforma, dentro da qual poderá cadastrar animais sob sua tutela a disposição para adoção e inserir eventos (exemplo, feiras de adoção) que aparecerão no calendário de eventos. Todos os registros inseridos na área restrita não aparecem imediatamente na plataforma, todos serão disponibilizados no site apenas após validação da Prefeitura de Vitória.

Os cães e gatos inseridos para adoção, após validados, ficarão a disposição para consulta na seção ADOTE. Cada animal terá seu link específico para ser divulgado e livremente compartilhado nas redes sociais. Para cada animal serão fornecidas informações sobre ele, o local para visita e meios de contato com o tutor (ONG, abrigo ou protetor). Em caso de interesse, o pretenso adotante entra em contato diretamente com o tutor que é quem vai encaminhar todo o processo de adoção. Findo o processo, o tutor volta à plataforma e desabilita o animal para que este sai das buscas.

Todos os registros de cães e gatos para adoção tem um tempo de 2 (dois) meses de disponibilidade. Ao fim desse prazo, o registro é desativado automaticamente pelo sistema. Para que o animal continue disponível na plataforma, o tutor deve, no módulo administrativo, atualizar as informações do animal antes do fim do prazo, pra que o sistema reinicie a contagem do tempo.

A Prefeitura de Vitória não interfere nas regras de adoção estipuladas pelos tutores e nem faz papel de intermediário na adoção. Portanto, como parte do programa de Bem-estar Animal a equipe recebe e trata denúncias sobre o trato com animais no município de Vitória das formas listadas neste site.

Os administradores do Bem-estar Animal se reservam ao direito de não validarem cadastros que não possam ser verificados, duvidosos ou que exponham imagens de animais em situação chocante ou ofensiva.