SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (SEMMAM)

GERÊNCIA DE BEM-ESTAR ANIMAL (SEMMAM/GBEA)

A Gerência de Bem-estar Animal (GBEA) desenvolve um conjunto de ações visando garantir o equilíbrio ambiental com ações integradas de proteção, defesa e bem-estar animal.

Essa Gerência desenvolve ações e procedimentos visando a realização de controle populacional de animais domésticos, bem como, outros procedimentos necessários à assistência de animais abandonados e em situação de maus tratos.

As principais atividades consistem em fortalecer o sistema de poder de polícia municipal, relativo a maus tratos e abandono; elaborar e implementar instrumentos legais que atendam aos preceitos de saúde, proteção e do bem-estar animal; desenvolver ações de manejo de fauna urbana de modo a garantir a segurança das comunidades, em parceria com órgãos afins; entre outras atividades.

A GBEA fomenta a realização de eventos municipais educativos relacionados ao bem-estar animal doméstico, e campanhas periódicas de adoção responsável, assim como, realização periódica de Feiras de Adoção.

Além disso, promove programas educativos contínuos para a proteção, o bem-estar e a guarda responsável do animal doméstico ou domesticado, especialmente no que se refere às legislações ambientais correlatas e a ilegalidade do comércio e criação de animais domésticos ou domesticados sem a devida licença.

A SEMMAM/GBEA busca propor ainda, parcerias, convênios e acordos de cooperação técnica com instituições de ensino e pesquisa, iniciativa privada e organizações não governamentais, visando proteger, preservar e promover o bem-estar dos animais domésticos e silvestres.

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (SEMMAM/GEA)

A Gerência de Educação Ambiental (GEA) promove processos de educação ambiental voltados à construção de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos, visando uma melhor qualidade de vida e relação sustentável entre todos os seres vivos e os elementos que compõem o ambiente.

A equipe de Educadores Ambientais promove ações de mobilização de comunidades, educadores, redes, movimentos sociais, grupos e instituições, incentivando a participação na vida pública nas decisões sobre acesso, conservação e uso dos recursos naturais e o exercício do controle social em ações articuladas.

A Gerência articular-se com órgãos públicos ou entidades privadas, municipais, estaduais, federais e internacionais afins, objetivando o desenvolvimento de suas atribuições, intercâmbio de informações e busca de parcerias.

A SEMMAM/GEA realiza, ainda, campanhas educativas e eventos ambientais, visando informar e mobilizar a população quanto ao exercício da cidadania ambiental.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SEMUS)

CENTRO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL (SEMUS/CVSA)

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) consiste em uma Unidade do sistema local de saúde, voltada à vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de fatores ambientais que podem colocar em risco a saúde humana.

Esse serviço desenvolve um conjunto de ações que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, tais como a população de animais, vetores, reservatórios, hospedeiros e de fatores não biológicos do meio ambiente (água, ar e solo).

O principal objetivo do CVSA é executar ações dirigidas com o propósito de promover e proteger a saúde da população de Vitória, a partir da identificação, eliminação e/ou redução das situações ou dos fatores de risco associados à ocorrência de doenças e agravos, por meio dos seguintes serviços: Controle de Vetores (mosquitos), Controle de Animais Reservatórios (cães, gatos e morcegos), Controle de Roedores e Animais Sinantrópicos, Laboratório de Entomologia, Parasitologia, Micologia e Malacologia, Educação em Saúde Ambiental, Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, Vigilância da Qualidade do Ar e a Vigilância de Populações Expostas a Solos Contaminados.