Como funciona o mutirão de castração?

O projeto de castração da Prefeitura de Vitória está sendo concebido em regime de mutirão. No primeiro momento, serão 5.000 cirurgias.

Espera-se, com isso, uma redução na quantidade de animais abandonados ou semidomiciliados em vias públicas, contribuindo, ainda, para um maior controle de zoonoses, além de reduzir os índices de maus-tratos aos animais domésticos.

Para participar dessa campanha, o tutor dos animais deve ser obrigatoriamente morador de Vitória. Cada residência pode cadastrar de até 3 (três) animais e o atendimento será feito por ciclos sendo priorizadas as regiões 2 (Grande Santo Antônio), 4 (Grande Maruípe), 7 (Grande São Pedro), 1 (Centro), 3 (Jucutuquara) e 6 (Grande Goiabeiras) porém residentes em todos os 80 bairros do município de Vitória serão atendidos.

O mutirão será feito da seguinte forma:

1 – Os tutores cadastram-se no Portal do Bem-Estar Animal, módulo CASTRAÇÃO – Cadastrar animal. O sistema enviará um e-mail para confirmação do endereço de e-mail informado. É importante cadastrar um e-mail de checagem diária pois todas as informações e avisos serão feitos por meio dele.

2 – Logado no portal, o usuário pode inserir até 3 (três) cães e/ou gatos de 5 meses a 7 anos de idade, com no máximo 25Kg. Esses registros entrarão numa “fila virtual” levando-se em conta as prioridades definidas na base legal do Mutirão de Castração.

3 – As 5.000 cirurgias serão divididas em ciclos, tendo cada ciclo, entre 750 e 1.000 cirurgias (a definir). Quando for definido o ciclo, por exemplo, de 750 castrações, serão convocados por e-mail os tutores dos primeiros 750 animais. Neste momento, o tutor receberá um e-mail informando que seu animal foi adicionado ao ciclo.

4 – Para ter seu animal contemplado pela cirurgia, o tutor deve comparecer, OBRIGATORIAMENTE, a uma palestra educacional. Ao receber o e-mail de convocação do ciclo, o tutor deve logar-se no Portal do Bem-Estar Animal, fazer login no menu “Castração – “Cadastrar Animal e escolher uma das datas disponíveis para assistir à palestra.

5 – Neste momento, também faz o pré-agendamento da data da cirurgia dos seus animais contemplados no lote.

6 – Apenas mediante o comparecimento na palestra no dia escolhido e o registro de presença à organização do evento é que a data do agendamento da cirurgia é devidamente confirmada.

7 – Caso o tutor não compareça a palestra, seu pré-agendamento será excluído e os animais então, voltam à fila, para serem chamados novamente em outro ciclo.

8 – A qualquer momento, antes do pré-agendamento, o tutor poderá voltar ao Portal do Bem-Estar Animal e excluir seu animal da fila e liberar a vaga para outro animal que esteja necessitando.

9 – Caso o tutor receba a convocação (item 3) e não acesse o portal para fazer o agendamento da palestra e das cirurgias, também será excluído do ciclo, sendo convocado para o próximo.