Existem vários protetores dedicados à causa animal que conscientizam, resgatam, cuidam e arranjam um novo lar para os animais abandonados, e eles sempre precisam de ajuda! Eles podem ser ONGs, abrigos ou protetores independentes. Antes de fazer doação (de produtos ou serviços), conheça o trabalho do protetor, visite feiras de adoção organizadas por eles, consulte site e redes sociais, pergunte e peça opinião a outras pessoas envolvidas com a causa. Assim você se certifica que está realmente ajudando os animais de rua. Separamos aqui algumas formas de ajudar essas causas.
A maneira mais conhecida é a doação de dinheiro para ajudar os protetores de animais a se manterem, comprar ração e também poder oferecer castrações e vacinas para animais de rua.
Produtos de limpeza, medicamentos, sacos de areia, ração para cães e ração para gatos são sempre bem-vindos pelos protetores. Você pode tanto doar artigos que tem em casa sem utilização ou pode se comprometer a comprá-los e entregar aos protetores.
Se você não pode ajudar com dinheiro, que tal com o seu tempo? Muitos protetores precisam de pessoas que deem atenção para os animais, dando banho, brincando com eles, entre muitas outras coisas.
Muitos protetores usam o recurso de apadrinhamento que é quando uma pessoa se torna madrinha ou padrinho de um animal, ajudando o protetor com uma doação mensal, seja com dinheiro, rações, castração ou vacinas. Assim, o animal continua vivendo no abrigo do protetor aguardando adoção mas com o apoio de seus padrinhos – sim, pode ser mais de um padrinho/madrinha para um mesmo animal. É uma prática muito usada por quem quer ajudar os animais de rua que estão em abrigo mas que não têm condições de adotar por restrições em suas residências.
A internet tem uma força enorme na causa animal. É possível ajuda os protetores de animais compartilhando fotos de animais que estão aptos para adoção, aumentando as chances deles voltarem – ou encontrarem – um lar. Cada animal na plataforma "Bem-estar Animal" tem seu link único para compartilhamento nas redes sociais. Use sem moderação!